Em primeiro lugar precisamos esclarecer que segurança alimentar é diferente de segurança de alimentos!
A segurança de alimentos diz respeito à qualidade dos alimentos. Envolve todas as etapas dos alimentos, da manipulação, a comercialização, o preparo até o consumo propriamente dito.
E garante que o alimento não apresente riscos para o consumidor, ou seja, não apresente agentes contaminantes ou outras características que possam interferir na integridade de quem consumi-lo.
Já a segurança alimentar está voltada às políticas públicas e ao direito à alimentação.
Conforme a FAO (sigla para Food and Agriculture Organization of the United Nations, ou, em português, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) em uma definição estabelecida na Conferência Mundial da Alimentação (CMA) de Roma em 1996, a segurança alimentar ocorre quando “todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares, tendo assim uma vida ativa e saudável”.
No Brasil, a segurança alimentar é um direito social fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988, por meio da Emenda Constitucional 64/2010, que incluiu a alimentação em seu 6º artigo.
Todos os dias, milhões de pessoas não têm o que comer. A fome é um problema real e que está ainda mais grave devido à alta de preços dos alimentos e outras consequências socioeconômicas potencializadas pela pandemia da Covid-19.
Mas o que a segurança alimentar tem a ver com a sua empresa?
Segurança alimentar tem a ver com qualidade de vida, com saúde e nutrição. Uma empresa que se preocupa com seu colaborador deve estar atento as suas condições e hábitos de vida.
Principalmente empresas terceirizadas que oferecem alimentação na empresa. Ela precisa oferecer alimentos de qualidade e de alto valor nutricional. Para que haja uma manutenção e em muitos casos até o aumento da qualidade de vida dos funcionários.
Uma empresa que oferece acesso a alimentos saudáveis, que tem cuidados com toda a prática das refeições e como seu funcionário consome esses alimentos impacta de maneira positiva na rotina dele, é uma empresa que se destaca das outras.
Sua empresa pode colaborar para a segurança alimentar de seus funcionários e promover rotinas saudáveis, com mais saúde e bem-estar. Em muitos casos, as refeições servidas na empresa é o principal acesso à comida, sendo de grande importância para o combate à insegurança alimentar e à fome.
Com as refeições coletivas e transportadas, a Uniker, trabalha para garantir a segurança alimentar dos colaboradores da sua empresa.