Você já ouviu falar em hard skills e soft skills?
Esses termos são utilizados no mercado de trabalho para se referir a características de um profissional.
As hard skills são habilidades técnicas, que são aprendidas em uma faculdade, curso ou treinamento. E até alguns anos atrás eram consideradas as únicas habilidades relevantes e necessárias para uma empresa.
As soft skills são habilidades comportamentais e emocionais relacionadas com a personalidade do colaborador. São competências que não são aprendidas em nenhum curso de graduação, mas que são desenvolvidas ao longo da carreira profissional e da vida.
As soft skills envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. E apesar de poderem ser aprendidas e desenvolvidas, são principalmente habilidades particulares, adquiridas de acordo com as experiências, a cultura, a criação e educação de cada um.
Essas habilidades estão relacionadas, entre outras coisas, a maneira de se relacionar e interagir com as pessoas, o que dentro do ambiente corporativo reflete no comportamento e na produtividade de toda a equipe.
PORQUE APOSTAR NAS SOFT SKILLS
– AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
As soft skills fazem com que os colaboradores consigam expressar-se com mais eficiência, trabalhar melhor em equipe e até gerenciar melhor o tempo de serviço, o que resulta em mais dedicação e precisão nas tarefas do dia a dia.
– SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Soft skills como empatia e compaixão beneficiam também as empresas com melhorias no atendimento ao cliente, já que o colaborador possui habilidades voltadas a atenção e escuta das necessidades do cliente e como ajuda-lo da melhor maneira possível.
– MAIS VENDAS
Uma soft skill está interligada a outra, então quanto mais clientes bem atendidos, mais vendas e resultados positivos.
Soft skills de negociação também auxiliam a equipe de vendas, que consegue conectar e atrair o cliente a realizar a compra do produto ou serviço.
– MENOS RISCOS
Outro benefício das soft skills é a tomada de decisões e solução de problemas. Isso porque o colaborador consegue utilizar das suas habilidades comportamentais para resolver problemas por conta própria ou até mesmo, evita-los. Passando por situações estressantes de maneira mais tranquila e com sabedoria.
Para ajudar seus colaboradores a desenvolver suas soft skills, aposte em programas de treinamento, workshops de aprimoramento profissional, educação corporativa e, principalmente, programas de mentoria. Invista também em sessões de feedback ou de feedforward!
Nós da Uniker valorizamos as soft skills e incentivamos nossos colaboradores a aprimorar suas habilidades.