Que uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para a saúde do corpo isso a gente já falou várias vezes! Mas você sabia que a alimentação também afeta a nossa saúde mental?
Estudos feitos por um projeto inglês chamado Food and Mood (comida e humor, em português) comprovam que aumentar o consumo de frutas, peixes e líquidos, e ao mesmo tempo diminuir a ingestão de açúcar, cafeína e álcool, é uma atitude que traz melhoras significativas para casos de depressão, ataques de pânico e ansiedade.
Uma alimentação adequada e rica em nutrientes é muito importante, pois auxilia no melhor funcionamento do intestino, que já é considerado o segundo cérebro do nosso corpo, devido ao fato de influenciar diretamente as emoções, o sono, os comportamentos e até transtornos mentais.
Comprovadamente, a falta da vitamina B12 está diretamente ligada à fadiga, letargia e até à psicose.
Os baixos níveis de niacina já são relacionados com os quadros de demência, e pouco ácido fólico no organismo acarreta na predisposição de depressão em adultos.
A vitamina D é outra que tem muita influência na saúde mental, e a carência dessa vitamina está associada à depressão e a outros transtornos de humor.
Alimentação é cuidado, mas não é tratamento:
Sim, a qualidade daquilo que consumimos no dia a dia, em todas as refeições, contribui para uma melhora na saúde mental, e até auxilia na prevenção de muitos dos problemas. Mas, só a alimentação não cura, e nem trata o problema. É preciso sim buscar ajuda, fazer uma análise individualizada e profunda e entender melhor o problema, procurar o tratamento ideal e cuidar, em todos os aspectos da saúde mental.
A Uniker entende a importância e incentiva, colaboradores e clientes, a olharem para dentro de si, a procurar ajuda, ter responsabilidade e cuidado com a saúde mental.