Um bom ambiente de trabalho é essencial não só para a qualidade de vida dos colaboradores, mas também para a qualidade do trabalho e consequentemente para melhores resultados no final do mês!
No entanto, é preciso entender que o ambiente de trabalho não se resume ao espaço físico, como decoração e equipamentos de qualidade, mas envolve também aspectos como ouvir os colaboradores e oferecer capacitação profissional a eles.
Um espaço de trabalho adequado, com boas instalações, boa ventilação e luminosidade e equipamentos apropriados são sim um fator determinante para o bem estar dos funcionários. Ao oferecer condições de trabalho com mais conforto, você auxilia seus colaboradores a desenvolverem suas capacidades humanas e profissionais, beneficiando claro a sua empresa também.
E podemos comprovar tudo isso através de números também!
Segundo dados do site da GPTW (Great Place To Work) em um ambiente favorável, os funcionários sentem-se mais comprometidos com o trabalho e participam mais ativamente.
Um ambiente agradável reduz a taxa de rotatividade em até 3 vezes. Em 2016, o índice de rotatividade voluntária (quando os funcionários pediram demissão) chegou a 24% nas empresas do Brasil. Entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, essa taxa foi de apenas 7%.
Não importa o tamanho da organização, grande, média ou pequena, o ambiente de trabalho pode ajudar a aumentar os lucros em até 7%. Pois quando os funcionários estão felizes com a empresa, eles podem se tornar até 12% mais produtivos.
Outro dado interessante, é que nas 150 melhores empresas brasileiras para se trabalhar, houve um rendimento sobre o patrimônio líquido de 16,7%.
Já no mercado de ações norte-americano, as empresas do GPTW apresentaram rentabilidade superior a 60%.
Algumas dicas de como construir um ambiente de trabalho de qualidade:
Tenha horários de trabalho flexíveis
Empresas que oferecem uma grade de horários mais flexível, permite que os funcionários realizem uma jornada de trabalho em períodos alternativos, influenciando de maneira positiva na vida pessoal e profissional dos colaboradores, aumentando a qualidade de vida deles.
Ouça seus colaboradores
Proporcione um ambiente aberto a novidades e sugestões. Estimular essa conexão com os colaboradores, faz com que eles se sintam bem e seguros para compartilhar seus conhecimentos, ideias e auxiliar nos processos, mostrando que ele é um membro importante na equipe.
Ofereça capacitação profissional
Capacitar os colaboradores da sua empresa é uma forma de demonstrar que a organização valoriza seus profissionais e busca motivá-los profissionalmente sempre que possível.
Para implementar essa ação, aposte em treinamentos e cursos com os gestores. Outra ação legal é recompensar aqueles que buscam aprender e melhorar seu trabalho para demonstrar como a reconhece os colaboradores que desejam evoluir profissionalmente.
Aqui na Uniker além de oferecermos um espaço de relaxamento para nossos colaboradores, que eles mesmo deram o nome de Sala ZEN, também priorizamos e auxiliamos o desenvolvimento de cada profissional que está conosco!