O dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação.
A data foi criada para criar debates e alertar sobre a importância de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade para todos, a chamada “Segurança Alimentar e Nutricional”.
O objetivo da campanha inclui também focar em tratativas para solucionar problemas sociais associados a alimentação, como por exemplo, a fome, a desnutrição, a insegurança alimentar e a pobreza.
A data escolhida faz referência ao dia da criação da “Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação”, a FAO, fundada em 16 de outubro de 1945. Atualmente, o Dia Mundial da Alimentação ocorre em mais de 150 países no mundo, desde 1981, e traz consigo a oportunidade de selar o compromisso mundial proposto pela ONU de Fome Zero até 2030.
Segundo a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos têm direito à alimentação.
Entretanto, a realidade que enfrentamos nos mostra que muitos ainda passam fome e sofrem de carências nutricionais. Esse é um problema mundial e de grande impacto na saúde de milhares de pessoas.
Segundo as últimas pesquisas, a FAO estima que quase 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar grave ou moderada. Devido a crise econômica e social causada, principalmente, pela pandemia da covid-19 esse número é ainda mais expressivo.
Um dos motivos também está atrelado ao desperdício de alimentos, devido a condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte, e também o desperdício causado pelo varejo e consumo.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial de alimentos, e infelizmente, tem sido também um campeão no desperdício. Milhões de toneladas de frutas, legumes e verduras são jogados fora todos os anos.
O combate às perdas de alimentos é urgente, pois tem consequências diretas na segurança alimentar e no desempenho econômico.
Promover uma alimentação adequada, preservar o meio ambiente, reduzir drasticamente o desperdício, e garantir qualidade de vida por meio do alimento faz parte também do que a Uniker acredita e promove através de suas refeições, desde a origem dos ingredientes até o prato servido na mesa de seus clientes.