O Brasil é o país com o maior índice de estresse do mundo. Segundo um levantamento da ISMA-BR (Associação Internacional de Gestão do Estresse), 70% da população já teve ou tem sintomas de estresse.
Durante a pandemia os números aumentaram ainda mais, só entre março a dezembro de 2020, 99.100 pessoas solicitaram atendimentos psicológicos devido ao estresse.
No caso do estresse no trabalho, são diversas causas para o problema, como:
– Dificuldade de comunicação
– Excesso de trabalho
– Desvalorização profissional
– Metas impossíveis
– Competitividade em excesso
– Lideranças despreparadas
– Remuneração incompatível com as atividades exercidas
– Excesso de responsabilidades
Porém, é preciso considerar também questões físicas, como cadeiras desconfortáveis, ambiente muito quente e abafado, ou muito frio, falta de iluminação… entre outros problemas que de alguma forma afetem a realização de atividades do colaborador.
O estresse no ambiente de trabalho não afeta apenas os funcionários, mas também a empresa, que, de certa forma, perde um colaborador para uma doença de trabalho, pois é um problema que gera queda na produtividade e desinteresse do profissional no seu trabalho.
É muito comum dizer que o estresse no trabalho é contagiante, pois um funcionário insatisfeito ou estressado, além de compartilhar as insatisfações com os colegas, também acaba sobrecarregando outros funcionários devido as consequências da doença, como os atrasos nas entregas, e a procrastinação, deixando para outro colaborador “cobrir” sua parte.
Como as empresas podem evitar o estresse no trabalho?
Ofereça um espaço de descanso.
O trabalho contínuo e excessivo é um grande motivador do aumento de casos de estresse no trabalho. Por isso, faça questão que seus funcionários aproveitem e realmente descansem durante esse período.
Aqui na Uniker possuímos a sala ZEN. Um ambiente pensado para o bem-estar de nossos colaboradores pois entendemos que esse ambiente de descanso traz mais motivação, melhora integração entre os funcionários, incentiva a criatividade, reduz o estresse e a pressão do dia a dia do trabalho, melhor a qualidade de vida e aumenta a produtividade!
Comunicação e cuidado com os funcionários.
É importante que a empresa tenha um canal aberto e seguro de contato com seus colaboradores, mostrando como a instituição se preocupa com o bem-estar de todos dentro e fora do ambiente de trabalho.
Cuidar da saúde e do bem-estar do seu colaborador também é uma forma de investir na sua empresa e melhorar os resultados.