A falta de tempo para cozinhar e a rotina corrida são as principais desculpas na hora de optar por refeições pouco saudáveis, mas que são vistas como mais práticas no dia a dia.
A comida congelada sempre foi vista como um facilitador do cotidiano, porém as opções que ocupavam os espaços dos freezers dos supermercados não eram das melhores na questão saúde e nutrientes: lasanhas, pizzas, batatas pré-fritas, hambúrgueres… Hoje as marmitas congeladas são a nova “tendência”, e nós viemos te incentivar a entrar nessa moda do bem!
O processo de congelar alimentos vem desde os primórdios, em épocas simultâneas com a descoberta do fogo para cozinhar. Foi descoberto que o gelo também ajudava a conservar os alimentos, servia para impedir que as bactérias se proliferassem nas caças.
Segundo registros, foi o americano Clarence Birdseye, que em 1924, fundou a primeira empresa de alimentos congelados já cozidos. O inventor teve a ideia depois de observar a prática dos esquimós que conversavam os peixes em gelo e sal, e percebeu que depois de descongelado, eles ainda estavam frescos e podiam ser consumido sem nenhuma modificação do sabor.
Benefícios das refeições congeladas
Praticidade
A praticidade começa quando você pode reservar apenas algumas horinhas de um só dia para cozinhar e preparar refeições para o mês todo. Além de, claro, economizar muito tempo tanto no horário do almoço na empresa, como ao chegar em casa, cansado e a janta já estar preparada.
Saúde
Quando você mesmo prepara suas refeições é possível saber e medir exatamente a quantia de gordura, sal e molhos no prepara dos alimentos. Assim como é possível planejar o que vai comer durante a semana, escolhendo os pratos, na quantidade ideal para uma refeição saudável. Podendo controlar a ingestão de diária de nutrientes e até das calorias.
Qualidade também no sabor
Diferente do que se pensa, congelar as refeições não alteram nem seu valor nutricional e nem o sabor dos alimentos quando congelados da maneira correta.
Confira algumas dicas para congelar suas marmitas:
– Espere os alimentos esfriarem antes de coloca-los no congelador. O ideal é deixar umas 2 horas na geladeira antes de armazenar no freezer, mas caso não haja tempo, deixar os alimentos em temperatura ambiente antes de congelar já ajuda.
– Não cozinhe as verduras e legumes em água, apenas no vapor ou salteando na panela com um pouquinho de óleo. Assim evita que solte água na hora de descongelar.
– Para congelar massas, cozinhe sempre um minuto a menos do que o indicado na embalagem, assim ela não “empaçoca” ao descongelar.
– Uma dica para descongelar: retire um dia antes o potinho do congelador e deixe na geladeira até o outro dia na hora de descongelar. Organização é importante!
Confira mais dicas de alimentação no nosso perfil do Instagram @uniker_alimentos