Os alimentos ultraprocessados são uma categoria de produtos alimentícios que têm ganhado atenção crescente devido aos seus impactos na saúde.
Famosos pela sua praticidade e por serem gostosos, os alimentos ultraprocessados estão presentes nas prateleiras dos supermercados, nas gavetas e armários das casas e na alimentação diária. Porém, nem sempre quem come esses alimentos conhece de fato o que estão consumindo.
Conheça 5 fatos essenciais sobre esses alimentos:
1.Relação com doenças: O consumo de alimentos ultraprocessados está associado a uma série de problemas de saúde. Estudos indicam que esses alimentos podem aumentar o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, certos tipos de câncer, além de impactos negativos em casos de Covid-19 e maior mortalidade geral
2. Ganho de peso: Um pesquisador do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais realizou um ensaio clínico controlado demonstrando que alimentos ultraprocessados realmente causam ganho de peso.
Participantes de um estudo que seguiram uma dieta rica em ultraprocessados consumiram cerca de 500 calorias a mais por dia e ganharam peso significativamente em comparação com aqueles que seguiram uma dieta minimamente processada.
3. Dificuldade de recusar: Os alimentos ultraprocessados estão em toda parte e muitas vezes são consumidos sem que percebamos, mesmo quando acreditamos estar fazendo escolhas saudáveis.
4.Custo e conveniência: Um dos motivos pelos quais os ultraprocessados são tão populares é seu baixo custo e facilidade. Preparar uma dieta com poucos alimentos processados pode custar cerca de 40% a mais do que uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados, além de demandar mais tempo para o preparo.
5.Calma, nem todos são ruins: É importante notar que nem todos os alimentos ultraprocessados são prejudiciais. Alguns podem fornecer nutrientes essenciais, e auxiliar na rotina. Estudos indicam que esses alimentos podem ser neutros em termos de consumo calórico, mostrando que o impacto dos ultraprocessados pode variar dependendo do tipo e composição.
É muito importante ter cautela ao consumir alimentos ultraprocessados, pois seu consumo excessivo está longe de ser saudável.
Não é preciso ser extremista e remover todos os tipos desses alimentos da rotina, mas sim moderar a ingestão desses produtos e optar por alternativas menos prejudiciais, que podem fornecer nutrientes essenciais, como iogurtes naturais, pães integrais e legumes congelados.